Muitas vezes temos que realizar uma análise de códigos Javascript, para procurar determinados trechos que podem trazer erros, warnings, eliminar problemas da linguagem e cross-browser. Para nos auxiliar na análise de código JS, apresento-lhes uma ferramenta antiga, teve se primeiro release em 2002, mas que percebo que muita gente ainda a desconhece, essa ferramenta é o tal do JSLint. Ela é uma ferramenta para análise de qualidade de código JavaScript e foi criada por Douglas Crockford,

O JSLint analisa um dado trecho de código e informa problemas potenciais ou erros de sintaxe. Essa ferramenta segue recomendações criadas pelo Crockford e teve como inspiração as convenções da SUN para a linguagem JAVA.

O JSLint é uma ferramenta poderosa para ser usada no dia-a-dia do programador Javascript, pois ela exige do programador mais preciosismo para escrita de código nessa linguagem. Exigindo certos cuidados, tais como: indentação de código, tamanho da linha, declaração de variáveis, statements, declarações de funções, entre outros. Por exemplo, o erro comum em javascript que citei no artigo Uso correto da função do parseInt em Javascript, seria facilmente detectado e ele exibiria o erro “Missing radix parameter”.

Sendo assim, utilizando o JSLint você irá observar seus erros mais comuns e passará a adotar os hábitos essenciais para torná-lo um melhor programador na linguagem JavaScript.

Para usar o JSLint, basta acessar e colar seu código e clicar no botão JSLint. A boa prática de sempre verificar seu código nessa ferramenta poderá evitar até problemas cross-browsers.

O site nettuts criou ano passado esse screencast mostrando o uso do JSLint, vale a pena dá uma conferida.

Referências:

http://www.jslint.com/lint.html
http://en.wikipedia.org/wiki/JSLint