BrazilJS 2011

June 22, 2011

Nos dias 13 e 14 de maio aconteceu a primeira conferência com foco em JavaScript do Brasil, batizada de BrazilJS. Esse evento veio para mostrar como o interesse por JavaScript (JS) cresceu exponencialmente nos últimos anos. Antes o coitado do JS, era visto apenas como uma linguagem para validar formulários. Com o passar do tempo, foi crescendo o numero de frameworks, técnicas e design patterns que faziam o uso da linguagem, isso de certa forma acabou a tornando uma ferramenta mais produtiva e poderosa para criar interfaces ricas, games, e até usa-la no lado servidor.

O evento realizado no teatro da Faculdade Sete de Setembro, em Fortaleza, teve cerca de 550 inscritos, isso mesmo 550! Para um evento fora do eixo Rio-São Paulo, isso foi uma excelente marca. O evento mostrou 20 palestras, com bom conteúdo técnico, apresentando assuntos do nível básico ao avançado em JavaScript. O evento contou com a excelente organização do @cmilfont@jaydson@felipenmoura@fbarroso@henriquegogo e atraiu olhares até de organizadores das conferencias de JS de fora do Brasil, pela sua dimensão.

Estava com grandes expectativas para palestras do Guilherme Chapiewski, Léo Balter, Pedro Pimentel, Mike Taylor, Richard Worth, Michal Budzynski e Emerson Leite. Tivemos boas apresentações, que mostraram um uso bem bacana do que fazer com a linguagem. Além dos palestrantes citados anteriormente, gostei muito das apresentações do Rafael Ferreira e do Bruno Fernandes, eles mandaram muito bem! Infelizmente perdi as palestras do Maujor, do David Herman e os Lightning Talks, da hora do almoço.

Bruno Porkaria mostrou para galera como investir em WebApps, tivemos também o Daniel Passos que veio mostrar que utilizar JavaScript no desenvolvimento para aplicativos de Android. O Douglas Campos mostrando um pouco do poder da JVM com Javascript. Leo Balter fez uma apresentação que consistia em mostrar anti-padrões de JS. Mike Taylor falou sobre Web Messaging. Guilherme Chapiewski sobre Titanium e YQL, Michal Budzynski falou sobre desenvolvimento de Jogos em JavaScript.

Além disso o BrazilJS foi uma excelente oportunidade para conhecer pessoas que eu antes só as conhecia por listas de discussão/twitter/facebook. Conheci e revi uma parte da galera do frontend-br, e até fizemos nosso 1º encontro da lista FORA da Recife. A ocasião contou com a presença de Luiz Tiago Oliveira, Dennis Callazans, Gerson Thiago, Djalma Araújo, Bruna Brito, Felipe Rodrigues, Bruno Souza, Lucas, Eduardo Santos e o Hedcler Morais. O papo NERD e frontendilistico rolou até aproximadamente 1h da madrugada.

Pronunciamento do @maujor

Encerrando o evento. tivemos esse pronunciamento do @maujor… Sinceramente o evento superou todas as minhas expectativas.

Voltando para o Rio, ainda troquei uma ideia com o David Herman e Mike Taylor no Aeroporto de fortaleza, como o Mike iria para São Paulo, acabou ficando pouco tempo na conversa. Após o embarque do Mike, fiquei conversando com Herman, logo após chegou o Alexandre Magno e, nós 3, trocamos uma ideia sobre JSConfs, BrazilJS, Mozilla, Firefox, Brasil e Califórnia. Uma boa oportunidade para praticar meu fraco inglês (sic), também. E ainda nosso voo para o Rio de Janeiro acabou atrasando cerca de 2 horas.

Para quem tá por ai no nordeste é bom ficar ligado no ENSOL 2011, em João Pessoa. Fui ano passado e também foi um evento muito bom.