Analisando a qualidade de código JavaScript usando JSLint

March 30, 2011

Muitas vezes temos que realizar uma análise de códigos JavaScript, para procurar determinados trechos que podem trazer erros, warnings, eliminar problemas da linguagem e cross-browser. Para nos auxiliar na análise de código JS, apresento-lhes uma ferramenta antiga, teve se primeiro release em 2002, mas que percebo que muita gente ainda a desconhece, essa ferramenta é o tal do JSLint. Ela é uma ferramenta para análise de qualidade de código JavaScript e foi criada por Douglas Crockford,

O JSLint analisa um dado trecho de código e informa problemas potenciais ou erros de sintaxe. Essa ferramenta segue recomendações criadas pelo Crockford e teve como inspiração as convenções da SUN para a linguagem JAVA.

O JSLint é uma ferramenta poderosa para ser usada no dia-a-dia do programador JavaScript, pois ela exige do programador mais preciosismo para escrita de código nessa linguagem. Exigindo certos cuidados, tais como: indentação de código, tamanho da linha, declaração de variáveis, statements, declarações de funções, entre outros. Por exemplo, o erro comum em JavaScript que citei no artigo Uso correto da função do parseInt em JavaScript, seria facilmente detectado e ele exibiria o erro “Missing radix parameter”.

Sendo assim, utilizando o JSLint você irá observar seus erros mais comuns e passará a adotar os hábitos essenciais para torná-lo um melhor programador na linguagem JavaScript.

Para usar o JSLint, basta acessar e colar seu código e clicar no botão JSLint. A boa prática de sempre verificar seu código nessa ferramenta poderá evitar até problemas cross-browsers.

O site nettuts criou ano passado esse screencast mostrando o uso do JSLint, vale a pena dá uma conferida.


Referências:

https://jslint.com/
https://en.wikipedia.org/wiki/JSLint