Meu ambiente de trabalho em 7 itens

April 18, 2012

Enfim criei coragem para escreve sobre esse tema, que foi uma brincadeira antiga, que há um tempo atrás foi seguida por um grande número de desenvolvedores.

1) macOS

Venho trabalhando com o macOS desde 2009, e enquanto eu tiver trabalhando com desenvolvimento acho bem difícil, troca-lo por outro.

2) Iterm2

Um emulador de terminal para MacOS, com boa performance, bons skins, e já tem suas teclas de atalho bem conhecidas por mim.

3) Controle de versão: Git, GitHub e Gitifier

Desde quando entrei no projeto na área de esportes, da globo.com venho usando o Git, e hoje, ele é meu controle de versão favorito. Nessa mesma época o @fabiomiranda me apresentou o Github, e fui conhecendo aos poucos essa incrível rede social, e passei a me envolver mais com o mundo Open Source devido a ela. O Gitifier é um simples notificador de pushs realizados em um determinado projeto e há uns 3 meses venho o utilizando.

4) Editor: Sublime Text 2

Comecei a utilizar o Sublime desde o segundo semestre do 2011, ele aposentou meu Textmate. O que mais me fascinou logo de cara foi a rapidez na qual ele faz buscas num determinado projeto, e hoje com sua infinidade de plugins esta me deixando cada vez mais satisfeito com ele.

5) Browsers: Chrome, Firefox, Internet Explorer, Opera, Safari e LynxLet

Não tenho bem definido qual meu browser principal de desenvolvimento, acabo utilizando muito o Chrome e o Firefox.  Internet Explorer, Opera e Safari são utilizados apenas quando estou realizando testes cross-browsers. Já o LynxLet é um Lynx para MacOS, que acabo utilizando para verificar a navegação do site está bem aceitavel em browsers de modo texto.

6) Tools: ImageOptim, SpeedLimit, pixel perfect, Firebug, Internet Explorer Developer Toolbar e Chrome Developer Tools & CSSLint JSHint

Estas são as ferramentas que mais uso no dia a dia, ImageOptim uso com bastante frequencia para realizar uma compressão de imagens sem perdas de qualidade. SpeedLimit para simular conexões mais lentas, para observar o quanto a página demora para carregar nas velocidades típicas, da péssima infra de internet desse país. Firebug, Chrome Developer Tools e IE Developer Toolbar, não para ser frontend sem eles. CSSLint e JSHint utilizado para tentar encontrar pontos do código, que podem gerar potencias armadilhas futuras,  além, é claro, eliminar problemas inseridos. Pixel perfect essencial para verificação da fidelidade visual, do CSS desenvolvido com o PSD.

7) Adium

Com este software posso todas as contas de messengers que possuo, evitando deixar aberto, vários programas de trocas de mensagens.

Será que os seguintes nomes, topam falar sobre os seus?