PernambucoJS 2012

April 8, 2012

Começar a escrever um resumo antes da realização do evento, como assim?

É… Eu quis inverter essa ordem, pois para mim ele já começou 2 meses atrás.

Vamos lá. O PernambucoJS 2012 nasceu apos várias conversas com o Luiz Tiago (@luiztiago) sobre a necessidade de realizarmos um encontro do grupo pernambucoJS, já existente no facebook, nos unimos ao Thiago Azurem (@azurem) e elaboramos um pré-projeto do evento. A foto abaixo foi de nossa primeira reunião presencial para finalização do documento do projeto.

Não foi nada fácil para nós conseguirmos um auditório para realização do evento, diante da verba inicial que tínhamos para o projeto R$ 0. Mas a vontade de realizar algo PHoda para nossa cidade era maior, e fomos atrás. Conseguimos inicialmente o auditório na Faculdade Mauricio de Nassau, que gentilmente aceitou apoiar o evento, sem esse espaço dificilmente conseguiríamos andar com o projeto.

Diante de nossas limitações de tempo, pelo fato de cada um dos 3 ter suas obrigações profissionais, estava bem difícil para criarmos um site e uma identidade visual maneira para o evento, nesse quesito entrou a PianoLab para nos ajudar e nos presentou com um belo site, demonstrando um total apoio ao evento.

A partir dai tivemos um grande desafio: Como elaborar um bela grade de palestras, trazendo grandes nomes do desenvolvimento JavaScript no Brasil?

Não pensamos pequeno nesse quesito, pois queríamos trazer bons nomes, e que movimentaram o JavaScript no Brasil, nos últimos tempos. Vamos aos nomes (em ordem alfabética):

##Bernardo Heynemann

Atualmente ele é líder técnico da home da Globo.com. Possui uma grande experiência em desenvolvimento de software, passando por empresas do Brasil e Reino Unido. É um grande contribuidor dos projetos Pyccuracy, Skink, Ion, Thumbor e pyVows. Responsável direto pela implementação do responsive design na home do etc.

##Eduardo Lundgren

Ex-contribuidor dos projetos jQuery e jQuery UI, e hoje um dos principais nos do YUI no Brasil. Além de ser um dos criadores do AlloyUI. Dai já ficamos com aquela pergunta na cabeça, porque ele deixou o jQuery e migrou para o YUI? Acredito que será uma das respostas mais aguardadas do evento. Além de ter sido um dos palestrantes na yuiconf 2011, em Santa Clara, Califórnia. Atualmente é líder de desenvolvimento da Liferay, e divide seu tempo entre Recife e Califórnia.

##Jaydson Gomes

Um dos criadores do BrazilJS, maior conferencia de JavaScript do Brasil e fundador do grupo de desenvolvedores JavaScript do Rio Grande do Sul, o RSJS. Atualmente é Desenvolvedor Sênior no Terra Networks.

##Jean Nascimento

Evangelista de nosql no brasil e grande colaborador do nosqlbr.com.br, javascriptbrasil.com, frontendbrasil.com.br e jquerybrasil.org, além de ser organizador do Sampa.js. Além disso tudo, tem tempo para trabalhar como programador PHP Sênior na GoNow.

##Luiz Tiago

Individuo pré-histórico do frontend-br, grupo que começou há muito tempo atras em Recife, acredito que 2006. Foi vencedor do prêmio Peixe Grande de 2007, promovido pela Arteccom. Co-fundador do jQueryBrasil e PernambucoJS. Atualmente é Gerente de Frontend da MGR Tecnologia.

##Zeno Rocha

Quase tivemos que pedir autorização dos pais dele para ele vir ao evento… Ele é um dos criadores do jQuery Boilerplate e do Wormz do Chrome Experiments. Já foi desenvolvedor de software na Petrobras e hoje trabalha no Globoesporte.com. Sobre a autorização é brincadeira, pois ele já tem 21 anos e faz de Sistemas de Informação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

##Bruno Souza, Dennis Calazans e Djalma Araújo

Três caras que representam bem o desenvolvedores frontend de Recife, o primeiro também é da pré-história do frontend em pernambuco e hoje é um dos lideres de desenvolvimento da Ogilvy Recife. O segundo foi um dos primeiros instrutores de cursos de JavaScript no Recife e hoje é professor da Unibratec e Faculdade Marista. E para finalizar os lightning talks teremos a presença do Djalma Araújo, líder de desenvolvimento da PianoLab e colunista do JqueryBrasil falará um pouco de sua experiência com o Bootstrap.

Foi de fundamental importância para criação dessa grade de palestras, o patrocinio das empresas: Liferay, Globo.com, EIA Cursos, MV Sistemas, Terra Networks e Servhost. Apoiar iniciativas, como o PernambucoJS, são de fundamental importância para conseguir futuros profissionais e clientes. Hoje é bem complicado para as empresas contrarem desenvolvedores frontend com forte skill em JavaScript.

Lançadas as inscrições, nem esperávamos que elas iriam se esgotar em tão pouco tempo, foram 100 inscrições vendidas em apenas 6 dias! Para o primeiro evento foi sensacional. E agradecemos muito, aos inscritos no eventos e aos não-inscritos também. Pois devido aos vários pedidos de inscrições que recebemos, e ao grande numero de pessoas presentes numa lista de espera criada por nós, resolvemos alugar um espaço maior e disponibilizamos mais 80 vagas, que novamente estão praticamente esgotadas! Fiquem ligados o novo local evento, será no Park Hotel, próximo a pracinha de Boa Viagem, no Recife.

Tivemos grandes nomes que fizeram menções ao evento:

Pinceladas da web

https://twitter.com/#!/pinceladasdaweb/status/181791040544583681

Maujor

https://twitter.com/#!/maujor/status/179722008051990528

YUI Team

https://twitter.com/#!/yuilibrary/status/181807730015735808 http://www.yuiblog.com/blog/2012/04/03/yui-talk-at-pernambuco-js-by-eduardo-lundgren-of-alloyui/

Richard Worth, Líder do jQueryUI

https://twitter.com/#!/rworth/status/180759693227073536

Há inscritos no evento vindo de várias cidades do Brasil, tais como Brasilia, Rio de Janeiro, João Pessoa e até uma caravana saindo de Maceió, organizada pelo @juarezpaf. É isso… Até lá!