Proposta de emprego no Rio de Janeiro, aceitar ou não?

January 2, 2022

Publicação de 2010, provavelmente alguns dos valores abaixo não façam mais sentido.

É comum muitos profissionais da área de TI migrarem para o eixo Rio-São Paulo, dentre os principais motivos que posso citar são: Falta de motivação com o trabalho atual, muitos reclamam dos salários oferecidos em suas regiões, falta de expectativa de crescimento profissional na empresa, falta de oportunidades na região que reside ou ainda aquela proposta de emprego tentadora. Enfim, esse post apresenta pontos importantes para aceitar ou recusar uma proposta de trabalho no Rio de Janeiro, considerando trabalhar e morar na Zona Oeste da cidade.

Procurar antes de tudo saber se os gastos de se morar na cidade maravilhosa são compatíveis com o salário oferecido.

Caso a vaga solicite uma proposta salarial, seja bastante criterioso na elaboração. Procure saber o bairro onde está localizada a empresa, para que você possa ter ideia dos preços de aluguéis em bairros próximos ao trabalho desde o início do processo. É difícil chegar a um equilíbrio entre qualidade de vida x baixo custo. Um site que pode ajudar bastante para se ter uma média de preço de um aluguel é o Casa em Casa. Para os freelancers ou profissionais que nunca trabalharam com carteira assinada é importante se atentar para qual será seu salário mensal após o desconto de impostos, entre outros, para isso recomendo que você aprenda a calcular seu salário líquido mensal.

Está preparado financeiramente para se mudar?

Esse é de fato um ponto bem importante, algumas empresas oferecem auxílio-deslocamento. Esse pode ser na forma de 1 mês de hotel pago ou dinheiro extra para ajuda-lo a bancar os custos iniciais da sua mudança. Porém tenha bastante cuidado, alugar um apartamento exige na maioria das vezes um tal de seguro de fiança locatícia, que em muitos casos consiste em pagar o valor de 3 vezes a despesa mensal do imóvel, considerando um apartamento de 1.500 reais, você terá que arcar de cara com 6.000 reais. Você poderá com muita sorte negociar diretamente com o proprietário do imóvel para se livrar de pagar o seguro, há casos que eles pedem pagamento antecipado dos 6 meses do contrato, considerando o mesmo valor citado anteriormente, você teria que arcar com 9.000 reais de início.

Estudar sobre a empresa

Não basta apenas visitar o site da empresa, procure conhecer algum funcionário da empresa. É fato que isso pode não ser uma tarefa fácil, mas você pode talvez tentar estabelecer contato com algum via LinkedIn, faça um bom uso dessa rede social. Dessa forma você terá uma ideia melhor de como é o dia a dia na empresa.

Procure saber quais os desafios que a vaga oferece para sua carreira profissional

Novos desafios tais como: uma nova área de atuação, projetos com maior complexidade, melhor oportunidade para demonstrar sua capacidade de liderar, melhor oportunidade para focar no rumo que você quer atuar.

Desenvolvimento profissional

Procurar saber se a empresa oferece políticas de desenvolvimento profissional: incentivos a participação em eventos, especialização, mestrado ou cursos de capacitação?

Questões pessoais

Não há como deixar de lado esse quesito, por mais decidido que você esteja para encarar o desafio de mudar de estado. Estude se vale a pena largar sua família, namorada, gato, cachorro e papagaio e se aventurar em terras cariocas. Não é tarefa fácil mas isso poderá te trazer uma noção mais real do que é custo de vida e sem dúvida você terá um imensurável aprendizado para vida.

É claro que os valores vão depender do padrão de vida que você quer ter na cidade. Para quem vem solteiro e deseja dividir apartamento com outra pessoa, o que reduz bastante esses custos, recomendo conhece o site Easy Quarto. Caso queira mais informações deixe um comentário.