PHP n Rio 2011

November 6, 2011

Aconteceu no ultimo, 5 de novembro, o PHP n’ Rio, evento que reuniu a comunidade de desenvolvedores php do rio de janeiro e contou com 13 palestras, 4 oficinas e uma desconferencia. Basicamente o evento, que foi realizado no CEFET/RJ Maracanã, se dividiu em 3 salas, e irei relatar as seguintes palestras que conferi:

1) PHP com Arduino

A palestra sobre PHP com arduino, apresentou o que podemos fazer com Arduino, uma plataforma aberta de hardware. O Marcos mostrou diversas aplicações usando PHP e Arduino, inclusive mostrando formas de você controlar via internet, equipamentos eletronicos que estao em sua casa ou empresa, por exemplo. Eu conhecia quase nãda sobre Arduino, mas a palestra me despertou muito interesse em voltar apra essa vida de “catucar” em hardware no tempo livre.

Ainda mostrou diversos lugares onde podemos adquirir o material de estudo. No final rolou uma demonstração de um braço robotico controlado via web.

2) PHP com MongoDb

A segunda palestra do dia foi com uma figura, conhecida como Suissa, que atualmente é um dos maiores evangelistas do NoSQL no Brasil.

3) Como usar HTML5 sem uma máquina do tempo

Nessa palestra realizada pelo Zeno Rocha, ele nos apresentou cases de HTML5 e como faze-los, além de explicar como você pode começar a utilizar o html5 hoje.

Em uma palestra recheada de links, ele tocou em vários assuntos, entre eles, local storage, novas tags, geo localização, canvas, web gl, css3, device orientation e etc.

4) PHP Maroto

Palestra comandada pelo Alexandre Gaigalas (@alganet), um dos nomes mais conhecidos da comunidade PHP no Brasil, que apresentou em quais paradigmas de programação podemos utilizar com a linguagem PHP. Fazendo um passei pelo imperativo, pelo dominante OOP com PHP e pelo ainda, pouco usado, PHP Funcional.

Desconferencia

Acabei optando por assistir uma desconferencia, com o Leo Balter, onde ele que fazia uma análise de performance de alguns sites, informados pela platéia de última hora.

PHP n’ Rio 2012

O evento tem tudo para ganhar uma nova edição no próximo ano e achei bem organizado.

Slides das palestras: